Buscar
×

Meu gato não para de miar: entenda o motivo

Este artigo foi publicado pelo autor Mundo Rico Pet em 14/09/2024 e atualizado em 14/09/2024. Encontra-se na categoria Gatos.

meu-gato-nao-para-de-miar

Se nós estamos nos perguntando: “nosso gato não para de miar, o que devemos fazer?”, é importante compreender que, antes de qualquer atitude, precisamos ter em mente que os felinos são seres naturalmente vocais.

No entanto, quando o miado se torna excessivo e ultrapassa o que é normal para o nosso pet, isso pode ser um sinal de que algo não está bem. Para lidarmos com essa situação, é necessário entender os motivos que levam o animal a miar de forma excessiva.

Com isso, neste post, vamos apresentar algumas maneiras de identificar os possíveis fatores que causam os miados do nosso pet, além de dicas para reduzir ou até evitar esse comportamento. Continuemos a leitura para descobrir!

O que significa o miado?

Essa é uma forma de comunicação vocal que os felinos utilizam para se comunicar com outros gatos e conosco, humanos.

Entretanto, essa vocalização pode ter diversos significados, pois varia de acordo com o tom, a duração e a intensidade.

Isso significa que alguns miados podem indicar que o nosso pet está feliz, enquanto outros podem sinalizar que ele está com fome, aborrecido, assustado, necessitando de atenção ou até mesmo sentindo dor e desconforto.

meu-gato-nao-para-de-miar-1

Em suma, o miado do gato é uma maneira importante de comunicação, podendo transmitir uma variedade de informações sobre o estado emocional e as necessidades do felino. Por isso, é extremamente necessário entendermos a linguagem corporal dos felinos.

Quando o gato fica miando muito significa o quê?

Assim como acontece com os cães, os miados excessivos dos gatos podem ter diferentes entonações, dependendo do que o nosso pet está tentando comunicar ou expressar.

Isso ocorre porque enquanto alguns felinos miam frequentemente, outros emitem sons apenas em situações extremas. A seguir, conferiremos alguns exemplos de miados excessivos e seus respectivos significados:

Carência:

Sim, essa é uma causa bastante comum, e um gato pode miar muito por carência. Gatos apreciam a companhia de seus tutores e de outros animais de estimação.

Portanto, quando estão necessitados de atenção, podem miar de forma excessiva. Isso pode ocorrer também quando nós, tutores, passamos muito tempo fora de casa ou quando há pouca interação com o pet ao longo do dia.

Fome:

Se o gato não está recebendo a quantidade adequada de comida ou se está habituado a ser alimentado em horários específicos e não é alimentado no momento esperado, ele pode miar para chamar nossa atenção em relação à sua necessidade alimentar.

Estresse:

Um pet estressado pode miar de forma excessiva. Mudanças na rotina, no ambiente, ou a falta de estímulos podem ser fatores determinantes que estressam os felinos.

Dor ou desconforto:

meu-gato-nao-para-de-miar-2

A vocalização excessiva pode ser um indicativo de que o gato está desconfortável ou sentindo dor.

Tédio:

Gatos são animais curiosos e precisam de estímulos, tanto mentais quanto físicos. Quando estão entediados, podem miar bastante.

Idade:

À medida que os gatos envelhecem, seu comportamento pode mudar, e o miado excessivo pode ser um sinal de declínio cognitivo, dor ou problemas de saúde.

Cio:

As fêmeas em período de cio podem miar com mais frequência, atraindo machos para acasalamento.

Aprendizado:

Em algumas situações, os gatos podem ter aprendido que miar excessivamente é uma forma eficaz de chamar nossa atenção e receber recompensas, como comida ou brincadeiras.

Como identificar o tipo de miado do seu gato

Os felinos podem emitir mais de 100 tipos diferentes de miados, por isso é muito importante sabermos diferenciar os tons, entonações, expressões corporais, entre outros aspectos, como:

O que fazer quando o gato não para de miar?

Existem algumas dicas que podem nos ajudar a fazer um gato parar de miar excessivamente, assim como contribuir para a prevenção de que isso ocorra com frequência. Confira a seguir.

Agora que sabemos tudo sobre um gato miando, não devemos esquecer de observar os sinais do nosso felino e buscar ajuda profissional para garantir sua saúde e bem-estar.


Deixe um comentário