Buscar
×

Guia Completo sobre Calmantes para Gatos

Este artigo foi publicado pelo autor Mundo Rico Pet em 14/09/2024 e atualizado em 14/09/2024. Encontra-se na categoria Gatos.

tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-calmante-para-gato

Os gatos são extremamente instintivos e, por essa razão, estão sempre em estado de vigilância. Em algumas situações, podem ficar estressados e inquietos, como durante mudanças, por exemplo. Porém, vocês sabiam que existe calmante para gatos?

Continuem a leitura para entender mais sobre o tema.

O que fazer para acalmar um gato agitado?

Cada gato possui sua própria personalidade. Ao notar os sinais de que nosso felino está enfrentando problemas comportamentais, devemos tentar compreender se há um motivo específico para tal comportamento.

Por exemplo, um gato medo de fogos ficará mais agitado durante a queima, mas existem várias maneiras de acalmá-lo nesse momento específico.

Além disso, separaremos algumas dicas para acalmar o gato estressado ou nervoso em qualquer circunstância. Confiram as sugestões abaixo.

Aguardar que ele se acalme e evitar contato físico;

tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-calmante-para-gato-1

Reduzir a intensidade das luzes do ambiente e abafá-las sonoramente;

Oferecer os brinquedos favoritos do animal.

Em situações extremas, recomendamos um acompanhamento veterinário para avaliar a necessidade de um calmante.

Podemos dar calmante para gatos?

Antes de oferecermos um calmante ao nosso pet, é fundamental estarmos atentos, pois, em algumas circunstâncias, o gato pode estar muito agitado ou agressivo devido a dor ou algum desconforto.

Além disso, se o felino está muito inquieto e dormindo pouco, ele pode apenas precisar de mais carinho, atenção e diversão. Portanto, devemos sempre buscar entender a razão de seu comportamento.

Caso descartemos qualquer uma dessas possibilidades, um veterinário poderá avaliar a necessidade e prescrever a medicação apropriada para o nosso pet.

Assim como o calmante para gatos, todo e qualquer medicamento fornecido ao felino deve ser prescrito e avaliado por um profissional.

tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-calmante-para-gato-2

Isso se deve ao fato de que as características individuais do animal são levadas em consideração até mesmo na definição da dosagem da medicação, uma vez que a administração inadequada pode ser fatal.

Calmante para gatos: quando perceber que o felino precisa

Existem situações específicas em que a utilização de medicação se faz necessária, como por exemplo:

Mudança de ambiente;

Viagens;

Chegada de novos membros na família;

Adaptação a um novo pet;

Alterações na rotina;

Transportes;

Ambientes desconhecidos;

Eventos;

Comemorações com fogos de artifício.

Calmante natural para gatos

Há diversos produtos disponíveis no mercado projetados para acalmar os felinos.

Entretanto, como mencionamos anteriormente, é sempre essencial contar com a orientação e o cuidado de um veterinário na hora de escolher a melhor opção para nosso animal de estimação.

Um dos produtos que mais se destaca nesse segmento é o Feliway, criado para proporcionar mais segurança e tranquilidade aos felinos em diversas situações.

Esse produto é um feromônio sintético que pode ser utilizado nos ambientes da casa. Para utilizá-lo, basta borrifar diretamente nas áreas onde os felinos estarão presentes 15 minutos antes, como em caixas de transporte, veículos ou até mesmo em cobertores e brinquedos.

Ademais, ele emite um odor semelhante ao que os gatos liberam ao se esfregarem em objetos ou pessoas, promovendo bem-estar e tranquilidade para os felinos.

Gostaram de saber tudo sobre o calmante para gatos? Não deixem de acompanhar nosso blog para mais dicas como esta.


Deixe um comentário