Guia Prático: Cuidados Essenciais com Tartarugas
Este artigo foi publicado pelo autor Mundo Rico Pet em 16/09/2024 e atualizado em 16/09/2024. Encontra-se na categoria Outros.
4 minutos para ler
Quando pensamos em animais de estimação, muitas pessoas imediatamente associam a imagem de cães e gatos. Afinal, esses são os mais comuns que temos no Brasil. Mas já consideramos ter uma tartaruga doméstica?
A tartaruga é um ser fascinante, calmo e adorável, ideal para cuidadores de todas as idades, podendo até ser mantida por crianças (com a supervisão de adultos, é claro).
Mas, afinal, como devemos cuidar de uma tartaruga doméstica? Separamos os principais aspectos a serem considerados para nos ajudar nesse processo!
Como criar um habitat para a tartaruga?
A tartaruga doméstica, para ter maior conforto, precisa estar em um ambiente semelhante àquele que encontra na natureza. Por isso, devemos recriar esse habitat no espaço onde ela ficará, seja em um aquário ou em um tanque.
É bom oferecermos um espaço adequado, pois elas tendem a crescer bastante. Esse espaço deve ser composto de 2/3 destinado à água, onde ela possa nadar, e 1/3 de área terrestre, para que ela possa caminhar. Lembremos de aquecer o ambiente com luz ultravioleta.
Esse espaço deve ser limpo periodicamente para evitar que a sujeira cause problemas de saúde. Devemos remover as fezes, realizar a limpeza e a troca da água e retirar restos de alimentos. Esses são pontos essenciais sobre como cuidar de uma tartaruga.
Quanto de água a tartaruga precisa?
Se a nossa tartaruga não pertencer a uma espécie de regiões áridas, ela precisará de água para sobreviver e nadar. A parte aquática deve ter, aproximadamente, 40L de líquido para cada 2,5cm de tamanho da tartaruga. Essa quantidade deve representar cerca de 2/3 do ambiente.
É importante que façamos a troca de água para manter o espaço adequado. O ideal é substituir 25% da água a cada 7 dias. Não é recomendado realizar a troca completa de uma só vez, pois a água contém bactérias benéficas que são importantes para o desenvolvimento do nosso pet.
Qual a alimentação adequada para a tartaruga doméstica?
As tartarugas domésticas podem se alimentar com rações específicas, mas muitos cuidadores optam por uma dieta natural. Nesse caso, é sempre recomendado consultar um veterinário especializado em animais exóticos, pois cada espécie de tartaruga terá orientações diferentes para cada fase da vida.
Entretanto, alguns dos alimentos naturais mais comuns oferecidos a elas incluem:
- minhocas;
- crustáceos;
- folhas verdes;
- algas;
- frutas.
Qual é a importância de acompanhar um veterinário para cuidar da tartaruga doméstica?
Um veterinário especializado em animais exóticos (que também atende peixes, coelhos, entre outros) saberá identificar a espécie da nossa tartaruga e analisar suas necessidades nutricionais, informar o tamanho médio que ela pode atingir e verificar possíveis sintomas de problemas de saúde, orientando sobre como tratá-los.
Além disso, ele poderá indicar os tipos de lâmpadas adequadas para o habitat, as temperaturas ideais para cada espécie e sugerir dietas apropriadas, bem como os sinais de problemas de saúde que devemos observar.
Criar tartarugas domésticas pode ser uma excelente oportunidade para termos contato com animais exóticos. Sendo consideradas calmas e de fácil manejo, elas também são animais bastante adoráveis e divertidos.
E é fundamental termos todos os acessórios e itens necessários para cuidar do nosso pet da melhor maneira possível. Encontremos os produtos perfeitos para a nossa tartaruga doméstica em nosso site!
Então, conheçamos nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App, e muito mais. Disponibilizamos produtos para nossos cães, gatos, pássaros, roedores, peixes e répteis.
Fiquemos atentos às nossas redes sociais: Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, LinkedIn, Twitter, Pinterest e Kwai.
Deixe um comentário