Buscar
×

Coelho de Estimação: Tudo sobre esse Pet

Este artigo foi publicado pelo autor Mundo Rico Pet em 14/09/2024 e atualizado em 14/09/2024. Encontra-se na categoria Outros.

coelho-de-estimacao-descubra-tudo-sobre-o-pet

Claro! Aqui está o texto parafraseado conforme solicitado:

Ao decidirmos ter um coelho de estimação em casa, precisamos estar cientes de que o animal é extremamente carismático, inteligente, sociável e requer bastante atenção, além de carinho, que deve ser sempre presente.

Ademais, os coelhos se tornam excelentes companheiros quando têm a chance de interagir com seres humanos e outros animais de estimação.

Dê continuidade à leitura e confira, a seguir, um guia abrangente com tudo sobre coelhos de estimação.

Dia do Coelho:

O dia Internacional do Coelho é celebrado anualmente, sempre no último sábado de setembro. O objetivo desta data é promover e conscientizar as pessoas sobre a preservação do coelho, tanto o selvagem quanto o doméstico.

Leia a seguir tudo sobre coelhos de estimação.

Coelho é roedor?

coelho-de-estimacao-descubra-tudo-sobre-o-pet-1

Ao contrário do que muitos acreditam, eles não pertencem à classe dos roedores, mas sim à família Leporidae. Ou seja, os coelhos são animais que fazem parte da ordem Lagomorpha e da família lagomorphidae, a mesma das lebres. Portanto, são classificados como mamíferos herbívoros.

Além disso, suas características distintivas são as orelhas longas e as patas traseiras compridas. Eles possuem a habilidade de correr por breves períodos.

Quando sentem um perigo iminente, como predadores, incluindo águias, corujas, onças e raposas, eles adotam a estratégia de se esconder em tocas.

É bom ter um coelho de estimação?

Sim, o coelho de estimação é perfeito para quem deseja a companhia de um animal fofo e inteligente.

Além disso, os coelhos são considerados pets silenciosos e ocupam pouco espaço. Suas diferentes raças agradam a todos os gostos.

Quais são as principais raças de coelho

Embora o coelho de estimação tenha a fama de ser um animal frequentemente pequeno, algumas raças podem crescer, tornando-se maiores do que certos gatos e até mesmo cães.

Vamos conferir a seguir as raças de coelhos populares.

Coelho Rex

coelho-de-estimacao-descubra-tudo-sobre-o-pet-2

Muitas pessoas conhecem essa raça como coelhinho da Páscoa, que teve origem na França e se tornou um dos coelhos de estimação mais admirados. Com bastante inteligência e uma personalidade marcante, o coelho Rex conquista qualquer família.

Características do coelho Rex:

Tamanho: médio/grande;

– Peso: de 3 kg a 4,5 kg;

– Expectativa de vida: de 6 a 8 anos;

– Comportamento: carinhoso e inteligente.

Coelho Mini Lop

A raça Mini Lop apareceu na década de 70, na Alemanha. É um minicoelho de pelagem densa, que possui orelhas longas e caídas, e também é muito conhecido.

Seu pequeno tamanho é resultado de algumas condições genéticas específicas, por isso, é fundamental o acompanhamento veterinário semestral para quem optar por um Mini Lop como coelho de estimação.

Características do Mini Lop:

– Tamanho: mini;

– Peso: raramente ultrapassa 1,6 kg;

– Expectativa de vida: de 8 a 10 anos;

– Comportamento: carinhoso e inteligente.

Coelho Mini Holandês

Essa raça tem suas origens na Holanda e é também uma das mais populares no Brasil.

Reconhecido por ser reservado e tímido, o coelho Mini Holandês tende a se sentir mais seguro quando percebe que não está ameaçado, e, em consequência, torna-se mais receptivo a momentos de interação com a família.

Características do Mini Holandês:

– Tamanho: mini;

– Peso: até 1,2 kg;

– Expectativa de vida: de 6 a 8 anos;

– Comportamento: tímido e dócil.

Além disso, existem outras raças de coelhos populares, assim como raças menos conhecidas, incluindo:

– Mini Lion

– Coelho Hotot

– Coelho Angorá

– Coelho gigante de Flandres

– Teddy Dwerg

– Coelho do mato

– Coelho Nova Zelândia

– Anão Holandês

– Coelho Polonês

– Coelho Califórnia

O que é necessário para ter um coelho de estimação?

Os tutores que desejam ter um coelho de estimação precisam estar cientes dos cuidados que o animal requer, bem como da preparação de um ambiente apropriado para o pet. Portanto, separamos algumas orientações sobre cuidados essenciais.

Como cuidar de um coelho de estimação

Para criarmos um coelho saudável e que não apresente comportamentos indesejados, é imprescindível pensarmos na sua saúde e bem-estar.

Isso envolve garantir um espaço adequado, água fresca, alimentação balanceada, banheiro, brinquedos, consultas ao veterinário e muito afeto ao animal. Confira um artigo completo sobre Cuidados com coelho que todo tutor deve conhecer.

O que coelho come?

Por ser um animal herbívoro, o coelho se alimenta, por exemplo, de gramíneas, raízes e cascas de árvores.

No entanto, para coelhos de estimação, existem rações específicas que podem ser oferecidas junto com folhas e vegetais na hora da refeição.

Além disso, devemos sempre lembrar que a dieta é de extrema importância para a saúde e bem-estar do pet, pois ajuda a desgastar seus dentes enquanto o coelho recebe os nutrientes necessários.

Coelho pode tomar banho?

No que diz respeito à higiene do coelho de estimação, muitas pessoas se questionam se o coelho pode tomar banho.

Na verdade, os coelhos costumam se higienizar de forma semelhante aos gatos. No entanto, isso não significa que o animal não precise de banhos ou tosa higiênica.

Mas atenção: esse cuidado deve ser realizado apenas por um profissional, pois os coelhos podem ficar extremamente estressados e o contato com a água pode até ser fatal.

Vacinas para coelhos

Assim como outros animais de estimação, há vacinas recomendadas para coelhos de estimação.

Entretanto, no Brasil, praticamente não existem registros dessas doenças e, por isso, a vacina para coelho não é obrigatória aqui. Além disso, devido à ausência dessas enfermidades no país, as vacinas não são produzidas no Brasil.

Portanto, é necessário agendar uma visita ao médico veterinário para obter a orientação do especialista.

De maneira geral, são duas as vacinas principais para proteger os coelhos visando imunizá-los contra as seguintes doenças:

Mixomatose em coelhos:

Uma enfermidade letal que provoca tumores nos tecidos conjuntivos, transmitida pela picada de mosquitos, pulgas ou através do contato com um animal infectado.

Hemorrágica Viral em coelhos de estimação:

É uma doença viral hemorrágica que se espalha rapidamente, com um prazo de incubação de um a três dias e que é fatal.

Dito isso, é recomendado levar o coelho ao médico veterinário a cada seis meses para um check-up, além de verificar a vermifugação e a castração, pois isso ajuda a prevenir doenças que vão desde tumores até à gravidez psicológica nas fêmeas.

Agora que sabemos tudo sobre coelhos de estimação, acessemos o site e aplicativo da Pet Anjo e contratem serviços de cuidados para nosso coelho. Podemos contar com profissionais especializados que, assim como nós, amam os coelhos.


Deixe um comentário