Cachorro castrado pode cruzar? Descubra agora!
Este artigo foi publicado pelo autor Mundo Rico Pet em 16/09/2024 e atualizado em 16/09/2024. Encontra-se na categoria Cachorros.
4 minutos para ler
Nós já devemos ter ouvido falar sobre a importância de castrar nosso cachorro (seja macho ou fêmea) para o bem-estar da saúde dele(a), não é verdade? O objetivo desse procedimento é a esterilização, ou seja, nosso pet não conseguirá mais se reproduzir.
Portanto, o macho não poderá fecundar fêmeas, e elas não poderão ter filhotes. Contudo, uma questão comum surge entre alguns tutores, e é fundamental se informar sobre isso: um cachorro castrado pode acasalar? Vamos compreender melhor esse tema a seguir!
Como é realizada a castração?
A castração é uma intervenção cirúrgica na qual o médico veterinário remove os órgãos sexuais, responsáveis pela produção dos gametas que possibilitam a fecundação. Ou seja, nos machos, fica impossibilitado de produzir espermatozoides e, nas fêmeas, de ovular.
O procedimento é executado de maneiras distintas em machos e fêmeas. Vamos observar como ocorre a seguir:
- castração em cachorros machos: nesse caso, o processo de castração é realizado com a remoção dos testículos, através de uma pequena incisão na região, que promove uma rápida cicatrização;
- castração em cachorros fêmeas: aqui, a intervenção visa retirar as estruturas do útero e dos ovários – para isso, é feita uma pequena incisão na linha do abdômen e essas estruturas são retiradas.
Cachorro castrado pode acasalar?
A resposta para essa questão é: sim. Em algumas situações, mesmo após a castração, os animais podem manter o desejo sexual e, na presença de um indivíduo do sexo oposto, querer acasalar. Isso acontece quando o outro não está castrado e, assim, libera feromônios que despertam essa necessidade.
Por exemplo, uma fêmea no período de cio pode fazer com que um macho castrado tente acasalar, por instinto. Isso ocorre porque, quando ela está ovulando, exala um odor no ambiente para atrair o maior número possível de machos, aumentando as chances de fertilização.
Apesar da vontade de acasalar ainda poder existir, não precisamos nos preocupar: neste processo, ele não fecundará a fêmea, uma vez que não possui mais os órgãos responsáveis pela produção de espermatozoides.
No entanto, muitos tutores podem se sentir desconfortáveis com esse tipo de situação. Por isso, o ideal é que, caso tenhamos dois cachorros de sexos diferentes, a castração seja realizada em ambos. Nesse caso, as chances de que o desejo persista são bastante reduzidas.
Quais são os benefícios da castração para cachorros?
Embora o cachorro castrado possa ter o desejo de acasalar, o procedimento traz diversos benefícios para a saúde e o bem-estar dos animais. Eles incluem:
- redução das chances de problemas de saúde que atingem os órgãos sexuais dos cachorros: por exemplo, a piometra (infecção do útero) pode ser extremamente grave e levar a fêmea à morte – além disso, previne alguns tipos de tumores nas mamas, ovários e testículos;
- minimização do desconforto que muitos de nós, tutores, sentimos quando os cachorros, principalmente machos, imitam o comportamento de acasalamento nas pernas dos tutores e durante visitas;
- prevenção de problemas como a gravidez psicológica e cio permanente;
- ajuda a reduzir comportamentos agressivos e indesejados (como a marcação de território com urina);
- prevenção de doenças que não estão diretamente relacionadas a questões reprodutivas, mas são mais frequentes em animais não castrados, como diabetes e epilepsia.
Portanto, mesmo que nosso cachorro castrado possa acasalar, esse é um procedimento que pode contribuir para que nosso animal viva de maneira mais saudável por mais tempo. Ou seja, pode ser um grande ato de carinho por nosso melhor amigo!
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para nós esclarecermos nossas dúvidas sobre o tema. Ficou alguma dúvida? Deixe-nos um comentário e vamos conversar sobre o assunto!
Conheçamos nossos serviços e descontos: Delivery, Retire na Loja, Assinatura, Cash Back, site, App e muito mais. Temos produtos para nossos cachorros, gatos, pássaros, roedores, peixes e répteis.
Fiquemos atentos às nossas redes sociais: Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, LinkedIn, Twitter, Pinterest e Kwai.
Deixe um comentário